Make your own free website on Tripod.com

FILIPENSES

Alegria no serviço cristão.

Terceira Igreja Batista do Plano Piloto 

Escola Bíblica Dominical - Lúcio Cesar Silva de Menezes


Dispostos e cooperativos

Filipenses  2:

19 Ora, espero no Senhor Jesus enviar-vos em breve Timóteo, para que também eu esteja de bom ânimo, sabendo as vossas notícias.
 20 Porque nenhum outro tenho de igual sentimento, que sinceramente cuide do vosso bem-estar.
 21 Pois todos buscam o que é seu, e não o que é de Cristo Jesus.
 22 Mas sabeis que provas deu ele de si; que, como filho ao pai, serviu comigo a favor do evangelho.
 23 A este, pois, espero enviar logo que eu tenha visto como há de ser o meu caso;
 24 confio, porém, no Senhor, que também eu mesmo em breve irei.
 25 Julguei, contudo, necessário enviar-vos Epafrodito, meu irmão, e cooperador, e companheiro nas lutas, e vosso enviado para me socorrer nas minhas necessidades;
 26 porquanto ele tinha saudades de vós todos, e estava angustiado por terdes ouvido que estivera doente.
 27 Pois de fato esteve doente e quase à morte; mas Deus se compadeceu dele, e não somente dele, mas também de mim, para que eu não tivesse tristeza sobre tristeza.
 28 Por isso vo-lo envio com mais urgência, para que, vendo-o outra vez, vos regozijeis, e eu tenha menos tristeza.
 29 Recebei-o, pois, no Senhor com todo o gozo, e tende em honra a homens tais como ele;
 30 porque pela obra de Cristo chegou até as portas da morte, arriscando a sua vida para suprir-me o que faltava do vosso serviço.

Nos dias atuais, onde prevalece a "lei de Gérson", bons exemplos são difíceis de ser achados e, uma vez encontrados, deve-se fazer todo e qualquer esforço para imitar.

Há dois exemplos dignos de nota na carta de Paulo aos Filipenses: Timóteo e Epafrodito, amigos em quem se pode confiar.

Às vezes ficamos em situações nas quais a presença de um amigo verdadeiro é fundamental. Em momentos assim, nada melhor que ter alguém que nos ajuda a levantar, limpar a poeira e prosseguir na vida, no ministério, no serviço cristão.

Uma igreja que contar com membros e congregados com as características de Timóteo e Epafrodito será bem sucedida.

Consideremos inicialmente três características importantes na vida cristã:

  1. Cultivar interesse genuíno pelos outros: os relacionamentos devem merecer prioridade na vida dos crentes. Deve-se estar atento às necessidades dos outros e prontos para ajudar. A pergunta básica é: o que posso fazer para ajudar? Interessar-se pelos outros pode facilitar a colocação de seus próprios problemas em uma perspectiva mais realista e proporcionar, no futuro, muitos bons amigos para seus momentos de necessidade.
  2. Encorajar uns aos outros: sustentar e apoiar são as palavras-chave. Nas horas em que quase desistimos, a palavra de conforto e encorajamento nos levanta e nos faz progredir, nos faz retornar ao ministério, ao serviço cristão.
  3. Abrir mão de vantagens em benefício do outro:  Paulo ainda precisava de Epafrodito, mas não se negou a enviá-lo, pois percebia a necessidade dos Filipenses.

Quanto mais presentes estiverem essas características na igreja melhor a qualidade dos relacionamentos. O ambiente será mais alegre, pois tais atitudes significam que estamos nos aproximando da mente de Cristo, onde o servir humildemente é prioridade.

O verso 22 destaca mais três aspectos importantes a serem buscados na vida cristã a exemplo de Timóteo:

Os versos 23-24 mostram, ainda, um homem disposto a servir, disponível e pronto para ajudar. Precisam de mim aqui - estou pronto; precisam lá - estou à disposição! Timóteo estava disponível para ajudar Paulo e os filipenses. Não queria aparecer nem estava mais preocupado com seus próprios interesses - queria servir.

Com Epafrodito há também lições interessantes. Paulo o considera:

  1. Irmão - envolve o relacionamento. Alguém que considera o outro e seus interesses prioritários.
  2. Companheiro de trabalho - destaca a responsabilidade. Alguém que não se nega ao trabalho, ao serviço, que arregaça as mangas da camisa e está disposto. Alguém que é responsável e não deixa de cumprir sua parte, suas obrigações.
  3. Soldado - lida com resolução. Alguém que está pronto e vai à frente com determinação, enfrentando o que for preciso para cumprir a missão.

 

Perguntas:

  1. Por quê vou à igreja?
  2. Qual minha utilidade no serviço cristão?
  3. A quem ajudo ou ajudei recentemente?
  4. Há alguém que pode contar comigo para qualquer parada?
  5. Tenho alguém na igreja que possa chamar de amigo?


Visite o ReVendo                                            Família Ribeiro de Menezes                                   Terceira Igreja Batista

Esta página foi visitada vezes.