Make your own free website on Tripod.com

ReVendo

"...não que já seja perfeito, mas prossigo para o alvo..."

Número 003, 06 de outubro de 2000

Lúcio César Menezes

 

Página Inicial

Números anteriores

Clique aqui se desejar receber o ReVendo diretamente em seu e-mail

   

Conteúdo

Família

Liderança

Páginas sugeridas


Família

Aproveitando uma idéia de Jerry Schmoyer, é possível dividir o relacionamento em três estágios principais: (1) Apaixonando-se, (2) Caindo na real e (3) Além da paixão.

O estágio (1) é o do namoro, noivado e, via de regra, até os três primeiros anos de casamento. Você está obcecado pelo seu parceiro e crê que encontrou o "amor do século". É uma fase em que vemos, quase só, as qualidades do outro e, quase sempre, só deixamos que o outro veja as nossas próprias qualidades.

O estágio (2) acontece com qualquer casal. Será mais difícil nos casos em que o estágio (1) tenha escondido as reais características dos cônjuges. Quanto maior o conhecimento das fraquezas e limitações dos parceiros já no estágio (1), mais fácil será superar o estágio (2). O problema é que a grande maioria dos casais não se esforça para passar para o estágio (3), separa-se e volta para o estágio (1) com outra pessoa, repetindo-se o processo.

O estágio (3) é a meta que só os casais mais comprometidos e esforçados alcançam. Os problemas do estágio (2) desfazem a maioria dos relacionamentos. Os que permanecem casados não evoluem para o estágio seguinte, mas se contentam em viver como irmãos ou colegas de trabalho, sem intimidade ou prazer de estar juntos - permanecem casados por acomodação. O estágio (3) significa aceitar as limitações do parceiro e amá-lo ainda assim. Significa engolir o orgulho, perdoar, ser perdoado e estar comprometido a investir no relacionamento mesmo nas horas de maior dificuldade. É a hora em que o casal deve decidir de forma racional que deseja restabelecer o romantismo e a alegria do estágio (1), sem as ilusões de que o cônjuge seja perfeito e sem falhas.

Estágio (1)

Estágio (2)

Estágio (3)

Amantes, se apaixonam e casam Opositores, crianças e problemas financeiros Aliados, aceitação e maturidade
Iludidos, cônjuge não erra nunca Confrontadores, o outro não acerta uma! Conciliadores, aceitam-se e ao parceiro, com suas forças e fraquezas
O conflito é evitado O conflito é constante, aberto ou enrustido O conflito é resolvido e a confiança mútua cresce
Doa Cobra/exige Compartilha
Diálogo, caracteriza-se pela quantidade Conversa, caracteriza-se pela reclamação, desrespeito e amargura Diálogo, caracterizado pela qualidade

  Liderança

Ao lado da flexibilidade, o líder pode desenvolver uma atitude de facilitador para com todos que estão sob sua direção. Esta atitude demonstra que ele valoriza a visão de que um dos principais papéis de um líder bem sucedido é criar as melhores condições para que seus liderados progridam e desenvolvam suas habilidades. O que posso fazer para facilitar a vida dos outros? Esta é a principal resposta que busca encontrar! Suas decisões levam sempre em consideração os interesses da instituição/equipe, mas não desprezam a sabedoria de alcançar os resultados com apoio de liderados que se sentem respeitados e valorizados. Evita pensar de forma negativa, restritiva. Seu enfoque não é a proibição nem busca criar dificuldades. Ao contrário, deseja que as pessoas trabalhem com alegria, liberdade e satisfação. Estuda o meio mais rápido e menos burocrático para que os objetivos sejam alcançados. Sua primeira reação diante de um problema ou dificuldade é vamos descobrir um jeito de resolver. Evita responder logo de forma negativa. Talvez não saiba, ainda, qual a melhor solução, mas o liderado sente que está diante de alguém interessado em resolver a questão e em facilitar a vida de todos. É alguém que entendeu com clareza a idéia bíblica de serviço.

Sites interessantes

Confira estes endereços:

Focus on the family

É um site muito interessante e com um conteúdo de excelente qualidade. Texto sobre relacionamento familiar que podem ser muito úteis a quem os acompanhar. Pastor James Dobson, um dos mais influentes defensores da família. Confira

Bíblia World

Site interessante com muitas informações, artigos, estudos bíblicos. O conteúdo inclui missões, música, juventude entre outros. Freqüentemente atualizado, possui links para revistas e jornais. Oferece ainda muitos outros serviços úteis.


Página inicial

Números anteriores