Make your own free website on Tripod.com

ReVendo

"...não que já seja perfeito, mas prossigo para o alvo..."

Número 006, 01 de novembro de 2000

Lúcio César Menezes

Página Inicial

Números anteriores

Clique aqui se desejar receber o ReVendo diretamente em seu e-mail

   

Conteúdo

Família

Liderança

Páginas sugeridas


Família

Há um provérbio que diz que até um tolo pode se passar por inteligente se permanecer calado. Na mesma linha, é comum se valorizar a sabedoria de não falar demais, pois a palavra certa, no momento certo é uma das melhores coisas da vida.

Há muita verdade nessas idéias. Quanto mais se fala mais se está perto de errar. O domínio da língua é um dos maiores, senão o maior, desafio de qualquer ser humano. Falar sem pensar tem trazido muito sofrimento, muita mágoa, muita injustiça nos relacionamentos familiares.

Bom, mas é fundamental lembrar que o silêncio também pode ser extremamente prejudicial ao casamento. Permanecer calado pode ser um problema se caracterizar um hábito imutável. Não discutir questões importantes fingindo que não há problemas na relação pode gerar uma distância emocional indesejável. A fuga dos problemas vai afastando os cônjuges e a falta de diálogo vai sedimentando um muro entre os dois. Se você não fala sobre seus sentimentos e inquietações, não há como corrigir as ações e atitudes que causam irritação, aborrecimento ou tristeza.

É importante falar que sair de casa atrasado para um compromisso deixa ele/ela irritado(a) e nervoso(a). Diga como se sente, em vez de ficar reclamando, batendo a porta com força ou fazendo-se de mudo. Falar sobre questões de sentimento exige calma e estratégia. Não é eficiente ficar jogando tudo sobre o outro, como se estivesse querendo apenas se livrar de um peso. Fale com calma, assuma a responsabilidade por seus sentimentos e evite ficar jogando sempre a culpa sobre o outro.

Devemos pedir a Deus que nos ajude a perceber a hora de falar e a hora de calar. Lembre-se: o controle emocional ajuda muito, pois permite escolher entre as opções de falar ou calar. Uma coisa não pode ser esquecida - os extremos são sempre ruins. Casais bem sucedidos estão numa zona de equilíbrio onde o falar e o ouvir estão sendo valorizados. 

Liderança

A liderança resulta de um processo de aprendizagem que envolve, pelo menos, três aspectos: o que você é, o que você sabe e o que você faz.

No desenvolvimento pessoal, é necessário um bom auto-conhecimento, capaz de permitir a identificação clara e precisa dos pontos fracos e dos pontos fortes do líder. Perceber as fraquezas e deficiências é fundamental para que o líder tenha uma noção exata de si mesmo e evite agir de forma pedante ou soberba. Reconhecer os pontos fortes é importante para que o líder tenha confiança e iniciativa, sendo capaz de assumir responsabilidade pelas decisões que tomar.

Para ser um bom líder é preciso, também, conhecer profundamente a área em que atua. Deve saber comandar, dirigir e orientar. Deve saber como o poder informal se distribui, quem tem influência, qual a missão e a visão, qual a cultura que prevalece.

Finalmente, é preciso demonstrar na prática sua capacidade de liderança. Deve ser alguém que age em favor da organização, trabalha com afinco, gosta de servir aos outros, dá exemplo, mostra lealdade e compromisso.

Assim, um líder bem sucedido deve incluir em seu caráter atributos como honestidade, persistência, paciência, lealdade e integridade. Tais características darão autoridade e confiabilidade diante dos liderados e de outros líderes da organização. 


Sites interessantes

Confira estes endereços:

TecNet

Site com excelentes artigos sobre temas de liderança. Muito interessante para quem desejar ampliar o conhecimento sobre a matéria. Textos em inglês e português.  

Saúde e vida on line

Aqui você vai encontrar bastante informação sobre saúde e qualidade de vida. É uma revista eletrônica sobre medicina e saúde destinada ao público geral, utilizando-se de uma linguagem própria para leigos. É possível se cadastrar e receber informações via e-mail.  


Página inicial

Números anteriores