Make your own free website on Tripod.com
ReVendo

...não que já seja perfeito, mas prossigo para o alvo.

 

Produzido por Lúcio Cesar Menezes

Índice

Receba via e-mail

Links úteis

Terceira Igreja

Página da Família

Brasília,

Número 048

Família

        Comunicação e sexo (4)

Lúcio  César Menezes

       

 

 

    

            Há diferenças interessantes entre o homem e a mulher. Certamente você já percebeu isto!

            Quando se conhece um pouco as características do cônjuge as possibilidades de melhorar a qualidade do relacionamento sexual crescem bastante. Afinal, nada melhor que perceber que o parceiro está interessado em saber as preferências e desejando fazer o melhor para tornar a relação mais agradável.

            Uma das formas de estreitar e fortalecer a intimidade do casal é falando coisas boas, elogiando.

            No livro de Cantares de Salomão, capítulo 4, há um exemplo excelente. Salomão se alegra em estar diante de sua amada desfiando uma série de elogios.

            Apaixonado, não apenas vê a beleza da mulher, mas faz questão de expressar de forma clara que está satisfeito e bem impressionado . Ele elogia o cabelo, os olhos, os dentes,  lábios e boca, o rosto , o pescoço e os seios.  Sua amada é fonte de inspiração e prazer.

            Enquanto namoram, Salomão não está apenas interessado em ver atendidos os seus desejos, mas em destacar e valorizar o que há de bom na mulher que ama.

            O seu foco está concentrado em doar, em oferecer prazer e alegria para a parceira. Ele sabe que uma mulher de bem com a vida e com boa auto-estima será muito mais feliz.

            O resultado de uma atitude positiva diante do outro, especialmente em relação às mulheres, é que elas se sentem totalmente aceitas e amadas,  seguras de que são importantes para o marido.

            Elogiar é uma opção muito melhor do que ser irônico, sarcástico, fazendo piadas que depreciam e diminuem a esposa.

É impressionante a quantidade de homens que arrasam a auto-estima das esposas com piadas e comentários depreciativos e ficam surpresos pelo clima ruim que se instala no relacionamento. Estão colhendo o que plantaram. Nada mais.

O elogio revela um outro aspecto que é fundamental para o sucesso de um relacionamento: buscar o melhor para o outro!

Uma das atitudes que não combinam com um bom ajustamento sexual é o egoísmo. O padrão ensinado pela sociedade é de que você deve se satisfazer a qualquer custo. Tal padrão precisa ser invertido para que haja satisfação verdadeira - quanto melhor você tratar o outro, melhor seu relacionamento ficará. Nas relações pautadas pelo egoísmo não há interesse em buscar o melhor para o outro, em se entregar,  em se  doar.

O egoísmo leva à competição, à impaciência e à pressa, ações que conflitam com um relacionamento sexual de qualidade.

            Sendo assim, falar bem e elogiar o parceiro é um caminho tranqüilo  para uma relação cada dia melhor.


Liderança

Cuidados ao delegar.

Lúcio César Menezes

 

Recentemente participei de um evento em que algumas coisas não funcionaram da forma planejada. O motivo: as tarefas foram delegadas, as pessoas responsáveis escolhidas, o programa elaborado, mas faltou um líder para coordenar as ações.

O evento começou e logo alguns impasses começaram a aparecer. As pessoas sabiam o deviam fazer, mas estavam perdidas no tempo e no espaço. Muitas perguntas começaram a ficar sem respostas: quem vai separar as malas? Que horas vão dormir? O que vão servir de lanche? 

As perguntas ficam no ar sem respostas, as pessoas começaram a ficar inquietas e sem saber o que fazer. Foi preciso chegar e fazer uma pergunta básica: quem decide aqui?

Só a partir daí é que as coisas começaram a fluir. Algumas lições puderam, então, ser tiradas:

1.      a delegação de tarefas não supre a necessidade de um líder - mesmo que cada um saiba o que fazer, há a necessidade de alguém que tenha a visão do todo, que entenda os motivos de cada ação, de cada parte. É tarefa do líder ligar as ações e cuidar para que uma parte não prejudique a outra.

2.      um líder é fundamental na hora dos impasses e dos imprevistos - no momento em que uma tarefa não for feita a tempo, que alguém falhar ou algum imprevisto acontecer o líder deverá estar pronto para decidir, para escolher alternativas e para buscar soluções.

3.      Um planejamento, mesmo que bem feito, pode precisar de ajustes na hora da execução - um líder é fundamental quando a evolução dos acontecimentos torna necessária a mudança de planos.  É preciso contar com alguém capaz de assumir nova forma de  agir e correr os riscos inerentes.

No evento citado o líder não pode estar presente por motivo de saúde. Enquanto não se levantou um líder entre os presentes para suprir a falta o trabalho não deslanchou.

Não basta, portanto, ter tudo planejado e programado para que as coisas aconteçam. É preciso preparar alguém capaz de sincronizar as ações e acertar as questões que surgem sem avisar.


Índice

Receba via e-mail

Links úteis

Terceira Igreja

Página da Família

Textos e artigos podem ser usados e reproduzidos livremente para estudos, reuniões ou palestras sem fins lucrativos. Pede-se a gentileza de citar a fonte. LM

Direitos reservados Copyright @  2001   Lúcio César Menezes

Esta página foi visitada vezes.